Oi mentee!
Hoje vim te explicar as diferenças entre os três formatos de application que existem, no que diz respeito às deadlines finais de candidatura, e refletir sobre os prós e contras de cada um.
Antes de mais nada, é importante que você saiba que você tem 3 opções diferentes de deadlines para escolher - tanto se for aplicar através do CommonApp quanto do Coalition (dois sites diferentes pelos quais você pode enviar sua application).
Pois bem: você, dear applicant, poderá escolher por aplicar através da Regular Decision (RD), Early Action (EA) ou Early Decision (ED). Cada faculdade tem sua própria deadline para cada um desses modelos, e você não terá que mandar nenhuma documentação diferente ou extra (alguma redação a mais, por exemplo) caso opte por um modelo em vez de outro. Vamos comparar os 3?
Começando pela Regular Decision
Essa é a mais comum das deadlines, com o maior pool de applicants, já que você só tem que enviar seu application lá pelo dia 1 de Janeiro ou 15 de Janeiro . Essa data varia de universidade a universidade. Às vezes, podem até haver deadlines em Dezembro ou em Fevereiro.
Ela tem o mesmo custo de taxa (pede-se que o aluno pague uma taxa de aproximadamente 70 dólares para cada faculdade a qual se candidatar, se não conseguir um fee waiver) comparada às outras opções. Não pede nada a mais, mas tem suas vantagens e desvantagens:
Vantagens:
- Você tem mais tempo para planejar seus essays;
- Pode fazer o SAT de Dezembro e ter os scores a tempo, se necessário;
- Pode mandar direto seu Final Report;*
- Você tem até Maio para decidir onde se matricular (entenderemos isso mais para a frente);
- Você pode aplicar a quantas faculdades quiser por RD (também veremos isso mais para a frente).
* um adendo sobre Final Report (boletim final): se você aplicar via ED1 (vamos entender o que esse “1” significa em breve) ou EA, como as deadlines geralmente são em Novembro, é possível que ainda não tenha todas as suas notas finais do 3° ano, já que a maioria das escolas brasileiras terminam seu ano letivo no fim de Novembro/começo de Dezembro. Seu counselor deve, então, mandar o que as faculdades chamam de Mid Year Report, ou seja, suas notas relativas ao semestre anterior.
Isso é um problema?
De jeito nenhum! Lembre-se de que, nos próprios Estados Unidos, as pessoas aplicam quando estão no meio do último ano do high school. Eles enviam suas notas do meio de semestre, e depois o counselor manda um e-mail (ou por algum outro formato, tudo depende da faculdade) com as notas finais (Final Report). Aqui podemos fazer a mesma coisa — as faculdades têm consciência de que não acabamos a escola ainda.
Agora quanto às desvantagens:
- Há muito mais pessoas aplicando via Regular Decision do que qualquer uma das Earlies. Portanto, a competitividade por uma vaga é muito maior. Além disso, parte das vagas já foram preenchidas por EA e ED, que veremos adiante;
- O resultado demora mais tempo para sair: em ED e EA, que têm suas deadlines em Novembro, o resultado sai no meio de Dezembro. Já a RD (como possui um número muito maior de aplicantes), libera os resultados só em Abril, aproximadamente. Se você também se candidatou para vagas em universidades brasileiras como Plano B, pode acabar tendo que fazer a matrícula aqui, por não saber se passou ainda.
Early Action
É praticamente igual à RD, a única diferença é a deadline. Em vez de Janeiro, você precisará ter tudo pronto para Novembro. Você pode aplicar para quantas faculdades quiser através de EA (assim como RD), mas é uma pena que a minoria das faculdades oferece.
Vantagens:
- Você compete com um número menor de aplicantes, o que aumenta suas chances;
- Em você ter se organizado para ter tudo pronto em relação àquela faculdade ainda em Novembro, para algumas faculdades, isso é visto como demonstração de interesse, o que pode ser um ponto levado em consideração na application. Elas enxergam que você quer bastante ir para lá por ter feito tudo antes das outras e podem estar mais propensas a te aceitar. Você tem suas chances aumentadas, então, por esses dois fatores principais, que de certa forma se complementam. Muitas faculdades gostam de preencher uma boa parte de suas vagas via Earlies :)
- Você pode aplicar para quantas quiser, na maioria dos casos (é bom dar uma olhada no site da faculdade para não levar em conta informações generalizadas);
- Só terá que se matricular em Maio.
PERGUNTA: isso pode me ajudar a receber mais bolsa?
RESPOSTA (e note que isso vale tanto para EA como ED): não há uma relação diretamente proporcional entre período de application e quantidade de dinheiro recebida. Contudo, pensemos assim: a grande maioria das faculdades que oferecem bolsa need-based para international students são need-aware (se você está perdido com relação a esses termos, recomendo que olhe este artigo: Tudo Sobre o Financial Aid). Isso quer dizer que, se você aplicar antes, eles ainda vão ter uma boa quantidade de dinheiro disponível para distribuir para international students; em RD, parte desse dinheiro já se tornou uma bolsa para outra pessoa. É claro que as faculdades não se “esquecem” que há a RD pela frente, mas em alguns casos aplicar Early pode ser um plus.
NOTA: no caso de bolsa por mérito, o mesmo raciocínio é válido.
PERGUNTA 2: E aplicar Early me ajuda sendo internacional?
RESPOSTA 2: Again, não há nenhuma relação direta da qual saibamos, mas, se você consegue ter tudo pronto e algumas das suas faculdades possuem Early Action, recomendamos fortemente essa opção.
Desvantagens:
- Você precisa ter tudo pronto mais cedo;
- As notas do SAT de Dezembro provavelmente não vão chegar a tempo de você mandá-las em anexo antes da decisão final sair (lembrando: em 2019, por exemplo, a prova foi dia 7, e as notas sempre saem aproximadamente duas semanas depois. Infelizmente, a resposta das Earlies costumou chegar lá pelo dia 15 de Dezembro);
- Você terá que mandar o Mid Year Report e o Final (pode ser um problema se suas notas de meio de ano não estiverem tão boas e você não quiser que eles as vejam).
Por fim, a Early Decision
As deadlines são praticamente as mesmas da EA, e os resultados saem antecipadamente também. A ED, porém, é a mais tricky de todas, porque você só pode aplicar para uma faculdade em ED por vez (veremos o que esse “por vez” quer dizer mais para a frente) e ED é um binding process, o que quer dizer que, caso você passe, deve retirar sua candidatura de todas as outras faculdades para as quais aplicou.
Confuso? Pera lá que eu explico de novo
Aplicar através de Early Decision significa dizer para a faculdade que você compromete-se em ir para lá caso seja aceito. Isso é perfeito para quem tem uma faculdade dos sonhos e gostaria de ir para lá mais do que para qualquer outro lugar. As faculdades adoram preencher uma boa parte da turma através de Early Decision applicants, porque sabem que aquelas pessoas irão para lá com certeza.
Você compete de novo com um pool menor de pessoas e, em termos de demonstração de interesse, Early Decision é a maior das provas de amor.
Sendo assim, você só pode ter oficialmente uma faculdade dos sonhos e, por isso, só faz uma Early Decision.
Em sendo aceito, como você já disse que iria para lá caso passasse, tem menos tempo para responder à oferta. Isso significa que não pode esperar até Abril para ver onde mais passou e deve retirar as outras candidaturas assim que aceito. Caso não passe, pode seguir aplicando.
A principal diferença entre EA e ED, então, é que EA é non-binding e ED é binding.
Exceções
Como toda regra na vida, ED tem suas exceções. Você pode “se livrar” do compromisso de ir para aquela faculdade, caso o financial aid que lhe foi oferecido não seja suficiente. Assim, você continua com as outras applications para ver se consegue algo melhor. Como sempre, cada caso é um caso: procure o site da sua faculdade para maiores informações.
Como eu havia dito antes, praticamente todas as faculdades oferecem ED, e poucas oferecem também EA. Em algumas, porém, isso difere. Yale University, por exemplo, te permite aplicar por Regular Decision ou por Single Choice Early Action. Meu ponto com essa informação é: cada faculdade tem suas peculiaridades, então não assuma tudo o que eu disse aqui como verdade absoluta. Procure informações no site de cada faculdade para ter certeza :)
ED 1 x ED 2
Algumas faculdades possuem duas rodadas de Early Decision, uma com deadline em Novembro (ED1), com geralmente a mesma deadline da EA e resposta no meio de Dezembro, e uma com deadline em Janeiro (ED2), com geralmente mesma data da RD e resposta em Fevereiro.
Nos dois casos, você terá que retirar suas outras applications caso passe e não poderá esperar até Maio para fazer a matrícula.
A grande vantagem disso é que, caso você não passe em ED1, poderá fazer ED2 para outra faculdade e ainda ter a mesma maior chance de passar.
Não há diferenças específicas entre ED1 e ED2: a 2 não pede nada a mais (só o fato de que algumas das vagas já estarão preenchidas, obviamente), e você ainda tem mais tempo para deixar tudo pronto. A vantagem de ED1 é que você terá uma primeira resposta quanto ao seu futuro antes do ano acabar e, caso tenha 2 dream schools, pode ter boas chances na segunda caso não consiga na primeira.
Como decidir qual fazer?
Pessoalmente, recomendo que você só faça ED, 1 ou 2, caso tenha uma faculdade dos sonhos e tenha tudo pronto. Você não é obrigado a fazer pelo menos uma ED ou EA. Estou apenas mostrando todos os possíveis caminhos.
Para finalizar, as vantagens e desvantagens de ED:
Vantagens:
- Pool de applicants consideravelmente menor;
- Mostra para a faculdade que você realmente quer estar ali;
- Recebe a resposta mais cedo;
- Se passar, vai ter menos estresse com application no Ano Novo;
- Mais chances de passar na sua dream school, se você tem uma.
Desvantagens:
- Tem que ter tudo pronto mais cedo (em ED1);
- É um binding process (você tem que se comprometer a ir pra lá caso passe);
- Não pode esperar os outros resultados saírem para decidir.
Muita informação de uma vez só? Respire, leia o artigo de novo desde o começo que vai dar tudo certo. Você consegue!!