Se você é um daqueles estudantes que gosta de ir atrás de estatísticas e dados das universidades para montar sua College List, então esse artigo é para você.

Fatores como taxa de aceitação, número de estudantes internacionais, valor médio de bolsas de estudos, entre outros são muito importantes na hora de você selecionar as universidades para onde pretende se candidatar. Há diversos sites que fornecem esses e muitos outros dados acerca das universidades estadunidenses. Contudo, não é raro você ver valores divergindo entre uma fonte e outra—sem contar o tempo que leva para juntar todas essas informações. Mas você já se perguntou de onde sites como Niche, Big Future e The Princeton Review tiram esses dados? 

É do Common Data Set, um documento anual que a maioria das universidades estadunidenses preenche e disponibiliza em seus sites. Em outras palavras, é o documento oficial que informa todos os dados do processo de candidatura, admissão, financial aid, cursos disponíveis, student life, graduação, e muito mais, de uma universidade em determinado ano.

Neste artigo vamos percorrer todas as seções do Common Data Set e descobrir onde estão os dados mais importantes para você considerar na hora de montar sua College List! Além disso, ao final desse artigo você encontrará também uma planilha completa para criar uma forte College List.

Common Data Set

O Common Data Set (CDS) é uma iniciativa de organizações referências no setor de educação para melhorar a qualidade e a precisão das informações acerca do ensino superior estadunidense. Visando esse objetivo, o College Board, Peterson’s e U.S. News & World Report, com o apoio do Departamento de Educação dos Estados Unidos, fizeram uma colaboração para criar um relatório acessível e muito claro sobre as principais informações que estudantes, professores, pais e mentores precisam levar em consideração sobre as universidades nos Estados Unidos. 

A partir daí, as universidades participantes dessa iniciativa preenchem o CDS e disponibilizam-no em seu site, de modo a compilar seus dados e estatísticas mais relevantes, facilitar o acesso à informação e poupar trabalho a você! Outro detalhe interessante desse documento é que ele é categorizado nas seções que apresentaremos a seguir, além de ser padronizado para todas as instituições (o que torna a busca por uma informação muito mais eficiente). Para encontrar esse documento, basta você pesquisar “Common Data Set [Nome da Universidade]” e clicar no link que irá direcioná-lo(a) até o site da instituição em questão. 

Contudo, antes de partirmos para o conteúdo do CDS, ressalto que esse documento não cobre todos os aspectos de uma graduação estadunidense, como fatores subjetivos da vida estudantil e social de uma determinada universidade, por exemplo. Mas sem dúvidas é essencial você ter conhecimento do CDS e suas informações quando estiver iniciando sua College List—você não vai querer descobrir uma semana antes do prazo para enviar seu application que uma universidade não dá bolsas para alunos internacionais, por exemplo.

As 10 Seções do Common Data Set

O CDS de cada universidade é dividido nas 10 seções que você encontra a seguir. Para discutirmos sobre cada uma delas, esse artigo vai tomar como base e comparação o CDS mais atualizado (até o momento) das seguintes universidades: Stanford (2020), Harvard (2019), UCLA (2020), Carleton (2020) e Wellesley (2020)

  1. General Information
  2. Enrollment and Persistence
  3. First-Time, First-Year (Freshman) Admission
  4. Transfer Admission
  5. Academic Offerings and Policies
  6. Student Life 
  7. Annual Expenses 
  8. Financial Aid
  9. Instructional Faculty and Class Size
  10. Degrees Conferred 

Seção A: General Information

A seção de “Informações Gerais” contém aspectos da universidade que ajudam você a filtrar algumas universidades logo no início da sua pesquisa, pois alguns dados se referem à elegibilidade dos estudantes. Os termos entre parênteses se referem aos subcapítulos do documento.

  • Pública ou Privada (A2)

Generalizando: universidades públicas tendem a ser muito mais baratas do que universidades privadas, porém são raras as universidades que oferecem bolsas de estudos generosas ou integrais para alunos internacionais. Das universidades que trouxemos, apenas a UCLA é pública e as demais são privadas.

  • Coeducational, Men's or Women’s colleges (A3)

Esse critério classifica se a universidade é uma instituição para todos os públicos (Coed) ou somente para mulheres (Women 's colleges) ou homens (Men’s colleges). Embora a grande maioria das universidades aceita ambos os públicos, há uma procura considerável por Women’s colleges, com destaque para as seguintes instituições: Barnard, Wellesley, Smith, Bryn Mawr, Mount Holyoke e Agnes Scott College.

  • Semester, Quarter or Trimester (A4)

Esse aspecto é válido apenas para você ter ciência das diferentes opções de calendário acadêmico. Universidades cujo ano acadêmico é dividido em semestres (como Harvard e Wellesley) possuem dois ciclos ao ano (fall & spring), sendo que cada semestre dura em torno de 15 semanas. O sistema de “quarters” divide o ano em ciclos conforme as 4 estações, e é adotado por Stanford e UCLA. Cada ciclo dura em torno de 10 semanas, e o ciclo do verão é geralmente opcional. O sistema de trimestres adotado por Carleton possui os ciclos do fall, spring e winter, com 12 a 13 semanas cada. Além disso, o número mínimo e máximo de aulas que você pode pegar por ciclo pode variar entre essas opções.

  • Degrees Offered (A5)

Essa informação é sem dúvidas muito válida para a sua pesquisa, pois indica se a universidade oferece outros programas além da graduação. Indiretamente, com essa informação você pode pressupor se a instituição possui muitos ou poucos alunos, assim como se a mesma faz parte do grupo de Liberal Arts Colleges (LAC) ou das Research Universities, por exemplo. Compare a seguir o CDS de Carleton e Wellesley (ambas são LAC) com Stanford (Research), respectivamente.

Seção B: Enrollment and Persistence

A seção de “Matrícula e Persistência” informa dados sobre a distribuição demográfica dos alunos da universidade por sexo, etnia, entre outros aspectos. Essas informações são úteis para você analisar principalmente o interesse da universidade em selecionar alunos internacionais e a representatividade de um determinado grupo social dentro da instituição.

  • Total de Alunos (B1)

Além de informar a distribuição de estudantes homens e mulheres na universidade, outra informação relevante nesta seção é o número total de estudantes na universidade. Abaixo, em verde, encontra-se o total de alunos no primeiro ano de faculdade em Stanford (1606); em vermelho, o total de estudantes na graduação (6366) e, em azul, o total de alunos em todos os programas, incluindo graduação, mestrado e doutorado (15961).

Se você achou muito o total de alunos em Stanford na graduação (6366), saiba que a UCLA tem 5 vezes mais! Enquanto isso, Carleton possui apenas 1940 estudantes em TODA a universidade. Esses números são excelentes métricas que podem influenciar (e muito) o tipo de educação que você procura.

  • Grupos Raciais e Étnicos (B2)

Nesta seção, você encontra principalmente o número de estudantes internacionais da universidade, além da distribuição por cor e etnia. Mas atenção: todos os estudantes internacionais foram agrupados na categoria “Nonresident aliens”, portanto suas características raciais ou étnicas não foram informadas e contabilizadas neste documento. A figura abaixo é novamente referente a Stanford e, em vermelho, encontra-se o total de alunos internacionais cursando o primeiro ano de graduação (159), em azul, todas as categorias raciais e étnicas de estudantes estadunidenses cursando o primeiro ano e, em verde, novamente o número total de freshmen (1606). 

Seção C: First-Time, First-Year (Freshman) Admission

A seção de “Admissão de Estudantes (Calouros)” apresenta tudo sobre as candidaturas para 1º ano de graduação que a universidade recebeu no último ano; em outras palavras, você vai encontrar aqui informações chaves para o seu application, como taxas de aceitação para Regular e Early Decisions, número de estudantes que saíram da waitlist e requerimentos do application para determinada universidade, por exemplo.

  • Candidaturas e Aprovações (C1)

Aqui você vai poder verificar, em verde, o total de estudantes que se candidataram a Harvard para iniciar seus estudos em 2019 (43330); em vermelho, o total de estudantes aprovados naquele ano (2009) e, em azul, o total de estudantes que se matricularam (1649). Logo, você pode calcular com precisão a taxa de aceitação de Harvard naquele ano (4,63%). É importante que você tenha noção dessas taxas para balancear sua College List, evitando assim se candidatar apenas a universidades super competitivas e correr o risco de não ser aprovado(a) em nenhuma.

  • Waitlist (C2)

As informações desta seção são muito interessantes para saber as suas chances de sair da lista de espera de uma universidade caso você se encontre nesta situação. Em verde, encontram-se todas as candidatas que receberam a oportunidade de ficarem na lista de espera de Wellesley (2252); em vermelho, as candidatas que aceitaram um lugar na lista (926) e, em azul, as estudantes que saíram da lista e foram aceitas em Wellesley (52). Para Wellesley, cerca de 7 estudantes a cada 100 saem da waitlist. Mas em Stanford a situação é bem diferente: cerca de 37 a cada 100 conseguem ser aprovados a partir da lista de espera (259 aprovados de 707 que aceitaram um lugar na waitlist em 2020). Em outras palavras, ficar na lista de espera de Stanford quer dizer que você ainda pode ter chances elevadas de aceitação. Contudo, é importante ressaltar que esses números podem variar muito de ano para ano. Outra informação importante que você vai encontrar é se os estudantes possuem ou não uma posição em um ranking da lista de espera, e a resposta da maioria das universidades é “não”.

  • Importância das Etapas do Application (C7)

Já se perguntou se alguma parte do seu application vale mais do que a outra? A resposta dessa pergunta vai variar para cada universidade, mas é nesta seção que você a encontra. A tabela abaixo foi preenchida pela UCLA, indicando de que maneira considera as principais etapas do application. Por via de regra, se a universidade assinala um aspecto como, no mínimo, importante, então explore-o muito no seu application

  • Testes (C9)

Nesta seção, você encontra as notas que 50% das estudantes aprovadas em Wellesley tiraram no SAT e ACT, o chamado middle 50%. Além disso, você consegue inclusive analisar o oposto, ou seja, qual foi a porcentagem de estudantes que tirou determinada nota. Esses dados são muito válidos para você saber como interpretar suas notas. Conforme os dados abaixo referentes a Wellesley, o middle 50% da universidade naquele ano foi de 1370-1510 no SAT e 31-34 no ACT. Além disso, a maioria dos estudantes tira acima de 700 em cada uma das 2 seções do SAT, por exemplo.

  • Ranking de Classe (C10)

Aqui você pode analisar o percentual de alunos que informaram sua posição no ranking de classe para Carleton (em verde) e, desse número, qual é a porcentagem de estudantes que ficou no topo do ranking. Observe que a grande maioria dos estudantes encontra-se entre os 10% melhores estudantes da turma, e isso é válido para todas as universidades seletivas dos Estados Unidos. Em Stanford, por exemplo, 96% dos candidatos aprovados estão no top 10%. A mesma análise pode ser feita com o GPA. Dessa forma, excelência acadêmica é sem dúvidas um dos fatores mais importantes na sua candidatura. 

  • Early Decision (C21)

Pessoalmente, esta é uma das informações mais preciosas que o CDS possui. Diversas vezes os estudantes se perguntam: será que vale a pena me candidatar Early Decision (ED) ou Restrictive Early Action (REA) para uma universidade? Não seria mais interessante me candidatar Early Action (EA) para várias instituições ao invés? Para evitar especulações, o CDS disponibiliza a você o número exato de estudantes que aplicaram e foram aprovados em Early Decision. A partir disso você consegue calcular a taxa de aceitação nesse ciclo e compará-la com a taxa de aceitação no período de Regular Decision (como você viu na seção C1). Abaixo você encontra o número de candidaturas ED que Wellesley recebeu (642) e o número de estudantes aprovados (253), respectivamente, obtendo quase 40% de aprovações em ED (o dobro da taxa de aprovação em RD).

Seção D: Transfer Admission

Na parte sobre “Admissão de Estudantes (Transferidos)” você vai encontrar informações acerca das políticas e processos para um estudante já em graduação fazer transferência de uma universidade a outra. Se você estiver no processo de candidatura para cursar a graduação, então você pode pular esta seção. Mas caso você queira fazer transferência, esta parte vai lhe informar principalmente a taxa de aceitação de alunos transferidos, requerimentos (como número mínimo de créditos) e prazos do processo de candidatura para esses estudantes.

Seção E: Academic Offerings and Policies

Nesta seção sobre “Ofertas e Políticas Acadêmicas”, é possível ter uma noção do tipo de currículo que a universidade possui e a existência de programas acadêmicos como double major, internships e study abroad.

  • Opções e Programas de Estudo (E1)

Há diversas opções de estudo e programas acadêmicos disponíveis em universidades, e aqui você encontra alguns como possibilidade de intercâmbio em outros países (study abroad), dupla-graduação (double major), possibilidade de se formar em 3 anos (accelerated program), estágios oferecidos pela universidade (internships) e programa de aulas avançadas e distinção acadêmica (honors program), entre outros.

  • Currículo (E3)

Muitas universidades exigem que seus estudantes participem de aulas obrigatórias nas mais variadas áreas do conhecimento, de modo a estimular uma educação integral. Por outro lado, outras instituições oferecem flexibilidade aos seus estudantes e poucos requerimentos para este se formar. Ainda que não se possa definir por completo o currículo da universidade, esta seção pode lhe dar uma boa noção sobre o que você vai explorar na universidade. Atenção: mesmo que uma universidade assinale poucas áreas obrigatórias (UCLA) ou quase todas (Harvard) nesta seção, não é necessariamente verdade que possua um Open ou Core Curriculum, respectivamente.

Seção F: Student Life 

Essa parte do CDS é designada para oferecer dados quantitativos acerca da vida estudantil na universidade, como algumas atividades extracurriculares oferecidas, porcentagem de estudantes que participam de Greek Life e que moram no campus.

  • Dados Gerais (F1)

Aqui você vai encontrar as seguintes informações importantes: percentual de estudantes envolvidos em fraternidades ou sororidades (números altos indicam que a cultura de Greek Life é forte na vida estudantil) e percentual de estudantes morando no campus ou fora (especialmente no freshman year, muitas universidades tendem a ter quase 100% de estudantes morando no campus para criar um espírito comunitário nos mesmos e, nos anos seguintes, a obrigatoriedade pode diminuir para cada instituição).

  • Atividades Oferecidas (F2)

Grandes universidades com milhares de estudantes tendem a possuir uma vasta gama de atividades pelas quais você pode participar. No CDS essas atividades estão agrupadas por categorias como: orquestra, agremiação estudantil, simulação ONU, coral, dança, teatro, organização de alunos internacionais, entre outras.

Seção G: Annual Expenses 

Essa seção é bem direta. Você basicamente tem acesso às “Despesas Anuais” para estudar na universidade, como gastos com anuidade (tuition), moradia (room), alimentação (board), materiais didáticos e outros gastos estimados. 

Seção H: Financial Aid

Esta etapa é uma das que consideramos primordiais para você analisar, principalmente se você necessita de auxílio financeiro e/ou uma bolsa de estudos. Quando você chegar nesta seção, vá direto para a seção H6. Muito do que se vê antes e depois da seção H6 são valores genéricos da universidade e que não expressam por completo o comportamento da mesma com estudantes internacionais.

  • Financial Aid for International Students (H6)

As principais informações que você precisa saber são se há um número considerável de estudantes que recebem Financial Aid (vermelho) e qual é o valor médio desse suporte financeiro (azul). Valores médios acima de $60.000 indicam que a universidade oferece um forte suporte financeiro a estudantes internacionais. Abaixo você pode observar os dados referentes ao Financial Aid de Harvard, uma das melhores instituições para estudantes internacionais precisando de bolsa (e claro, uma das mais competitivas). 

De acordo com a seção B2 do Common Data Set, há 863 estudantes internacionais nos 4 anos de graduação estudando em Harvard, dos quais 590 receberam auxílio financeiro (quase 70%), como vemos abaixo. Mesmo com tantos estudantes internacionais recebendo bolsas, o valor médio desse suporte é de $64.502, o que indica o forte compromisso e generosidade financeira da instituição para estudantes fora dos Estados Unidos.

Seção I: Instructional Faculty and Class Size

Aqui você vai encontrar informações sobre “Professores e Tamanho da Classe”, sendo que as duas informações que considero importante são:

  • Student to Faculty Ratio (I2)

Esse critério informa o número de professores para cada estudante. Universidades muito grandes (principalmente públicas) possuem muitos alunos para cada professor, como é o caso de UCLA, com uma razão de 18:1 (1 professor para 18 alunos). Note que esse número não indica que uma turma é composta por 18 estudantes. Muito pelo contrário, quando essa razão é grande, a maioria das aulas é composta por dezenas e até mesmo centenas de estudantes para 1 professor, o que pode dificultar estabelecer fortes conexões com os professores. 

Por outro lado, faculdades menores (principalmente Liberal Arts Colleges) se destacam por terem um baixo student to faculty ratio, pois incentivam muito a relação entre professor e aluno. Carleton (8:1) e Wellesley (7:1) são bons exemplos. Contudo, nem tudo é regra. Apesar de possuírem muitos estudantes, grandes faculdades privadas como Harvard e Stanford conseguem manter seus student to faculty ratios extremamente baixos, principalmente por investirem em turmas menores, em sua maioria. Veja abaixo os dados sobre Stanford, com uma razão de 4 alunos por professor.

  • Tamanho das Aulas (I3)

Depois que você analisa o student to faculty ratio da universidade, você pode ficar interessado(a) em saber qual é de fato o tamanho de cada turma. Em Wellesley, 95% das aulas têm menos de 30 alunos e 23% têm menos de 10; Em UCLA, 35% das aulas possuem mais de 30 alunos e 1 a cada 5 aulas terá mais de 50 alunos. Abaixo, confira o número de aulas para cada tamanho de classe em Stanford:

Seção J: Degrees Conferred 

Por fim, chegamos à última parte do Common Data Set, a seção de “Cursos Disponíveis”. Aqui você vai encontrar a distribuição dos alunos para os cursos ofertados pela universidade. Contudo, esta seção informa apenas a porcentagem de alunos que se graduaram em determinada disciplina ou área, e não informa todos os possíveis majors da universidade. De qualquer forma, você pode olhar esses dados para entender quais cursos são os mais procurados na instituição, o que muitas vezes pode indicar excelência nestes. Por exemplo, o curso mais popular em Stanford é Ciências da Computação (17,3%), e Stanford é também a melhor universidade do mundo na área, de acordo com o U.S. News & World Report.

Como você pôde ver, o Common Data Set contempla diversos dados para você ficar informado sobre as universidades americanas. Sugiro fortemente que você o utilize quando sua College List ainda estiver nos estágios iniciais, pois ele é extremamente útil para você filtrar suas opções enquanto otimiza sua busca. 

Se você ainda não iniciou sua College List, que tal dar uma olhada nesse modelo que preparamos para você? Basta clicar aqui para acessar o modelo e, em seguida, faça uma cópia do mesmo para poder editar!

Boa sorte!