Olá, mentee!

Se você está preparando o seu application para universidades americanas, provavelmente já ouviu falar sobre o AP. Quer saber mais sobre ele? Leia este artigo trazido pelo SuperMentor diretamente para você!

O que é o AP?

Advanced Placement (AP) é um programa nos Estados Unidos e Canadá criado pelo College Board, que oferece currículos e exames de nível universitário para estudantes do Ensino Médio. O currículo AP, para cada uma das várias matérias, é criado pelo College Board por um painel de especialistas e educadores de nível universitário nesse campo de estudo. Para um curso do Ensino Médio ter a designação, o curso deve ser auditado pelo College Board para verificar se ele satisfaz o currículo do ponto de acesso. Portanto, no Brasil, existe um pequeno número de escolas que oferecem o currículo AP para seus alunos. No entanto, é possível fazer as provas sem os cursos preparatórios desde que você consiga uma boa preparação de outra forma.

Por que fazer os AP exams?

Estudar um curso preparatório específico (e mais avançado do que a grade regular) na sua área de estudo acadêmica almejada demonstra às universidades o seu interesse e comprometimento escolar já que você se desafiou a fazer uma prova de nível avançado. Isso é um fator bastante valorizado pelas instituições durante o processo seletivo para graduação.

Por mais que algumas universidades não utilizem as suas notas do AP como parte do processo de seleção, a grande maioria delas oferece créditos para os alunos que tiverem um ótimo desempenho nessas provas (podendo assim pular matérias introdutórias na faculdade e substituí-las na grade por cursos mais avançados). Segundo o site do College Board, mais de 90% das faculdades e universidades do país oferecem créditos acadêmicos, Advanced Placement, ou os dois, para resultados qualificados no AP Exam.

Vale ressaltar que os AP's são mais cobrados dos alunos que estudam em escolas que oferecem os cursos preparatórios, pois as universidades levam em conta o quanto você aproveitou dentre as oportunidades que seu contexto oferece. Logo, não fazer o AP quando você não tem acesso aos cursos não irá afetar seu application negativamente. No entanto, caso a prova encaixe em seu cronograma de estudos e no seu bolso, um bom resultado nos AP's pode ser um ótimo acréscimo para seu application.

Como funcionam as provas?

O formato das provas varia um pouco dependendo da área de estudo escolhida, mas a maioria delas dura de duas a três horas e é dividida em duas partes. A primeira parte da prova consiste, normalmente, de questões de múltipla escolha. Já a segunda, traz questões dissertativas, nas quais os estudantes precisam criar suas próprias respostas.

Diferentemente de testes como SAT, ACT e TOEFL, os AP's só ocorrem uma vez por ano, no mês de maio. Todo ano, o College Board disponibiliza um calendário para você se organizar melhor e saber em que dia e horário você irá fazer cada prova (dependendo do caso, podem acontecer até 2 provas no mesmo dia).

Os testes disponíveis são:

Arts

English

History & Social Science

Math & Computer Science

Sciences

World Languages & Cultures

Como se preparar para os testes?

Caso sua escola ofereça um currículo AP, você poderá ir às aulas nas quais o conteúdo das provas será estudado. Todavia, como anteriormente citado, poucas escolas oferecem esse currículo. Então, uma boa saída é recorrer a internet e/ou livros preparatórios.

Em termos de internet, o Khan Academy oferece preparação para um número razoável de provas, como Calculus e Chemistry (inclusive, recomendo o site como forma de reforço para aqueles que têm acesso ao currículo AP). Além disso, outros sites como o edX também oferecem cursos preparatórios. Para obter simulados para as provas, você pode usar o crackAP.

Já em livros, várias editoras famosas como Princeton Review e Kaplan oferecem material de estudo para os AP's. Cabe aomentee decidir qual deles se adequa melhor a sua forma de estudo e ao seu bolso (já que os preços podem variar um pouco).

O que é uma boa nota nos AP's?

Na maioria dos casos, sua pontuação é uma combinação ponderada de suas pontuações na seção de múltipla escolha e na seção dissertativa. A pontuação final é relatada em uma escala de 5 pontos da seguinte maneira:

5 = extremamente bem qualificado
4 = bem qualificado
3 = qualificado
2 = possivelmente qualificado
1 = sem recomendação

"Qualificado" significa que você provou ser capaz de fazer o trabalho de um curso de nível introdutório em um determinado assunto na faculdade. Muitas faculdades e universidades concedem crédito e colocação para pontuações de 3, 4 ou 5; no entanto, cada faculdade decide quais pontuações ela aceitará. As universidades mais competitivas (como, por exemplo, Harvard, Stanford e MIT) geralmente são mais rigorosas e oferecem créditos apenas para notas 4 ou 5.

Como as provas têm formatos e pontuações diferentes, recomendo a utilização do site appass.com, no qual você pode comparar seu desempenho com alunos dos anos passados e converter seu número de acertos para um nota na escala 1-5.

Quanto custam os AP's?

A taxa para fazer cada AP é de 124 dólares para aqueles que não moram nos Estados Unidos. No entanto, eles podem oferecer um desconto de até 32 dólares para os alunos que comprovarem necessidade financeira.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas suas sobre esses exames! Não deixe de conferir outros artigos do SuperMentor também! Desejo a você sucesso nessa caminhada rumo a sua faculdade dos sonhos!