Olá, mentee!

Hoje vamos falar sobre as famigeradas college application essays ou, para os íntimos, simplesmente essays.

O Que São As Essays

Essays são redações que você vai precisar enviar para as faculdades americanas através do Common Application. Mas, não são redações como as que fazemos na escola, no ENEM, ou até mesmo no SAT ou ACT, como explicaremos nesse artigo.

As essays são por natureza redações pessoais, nas quais você vai poder falar sobre você—seus interesses, paixões, dificuldades e aprendizados. Você vai falar sobre algum recorte específico da sua vida que te fez você ser quem é hoje e por que isso importa pra você.

Os applicants tipicamente escolhem uma história ou momento específico da trajetória deles e usam essa narrativa como um fio condutor para mostrar quem são. Nesse livro, você pode ver vários exemplos de essays  de alunos aprovados nas mais seletivas e prestigiadas universidades norte-americanas, conhecidas como Ivy League Universities.

De modo geral, podemos separar as essays em duas categorias:

  1. Personal Statement
  2. Supplemental Essays

Personal Statement

Personal Statement (também referido como Common App Essay) é a principal e maior redação que você irá fazer. Dizemos que ele é a principal redação porque será enviado para todas as faculdades que você for aplicar através do Common App. Ele tem um limite máximo de 650 palavras e mínimo de 250. A seguir, veja na íntegra 3 dos 8 prompts disponíveis em 2018 para você ter uma ideia do que se trata a redação:

  • Some students have a background, identity, interest, or talent that is so meaningful they believe their application would be incomplete without it. If this sounds like you, then please share your story.
  • The lessons we take from obstacles we encounter can be fundamental to later success. Recount a time when you faced a challenge, setback, or failure. How did it affect you, and what did you learn from the experience?
  • Discuss an accomplishment, event, or realization that sparked a period of personal growth and a new understanding of yourself or others.

Supplemental Essays

Várias universidades pedem essays além do Personal Statement para complementar seu application. É aí que entram as supplemental essays. Assim como os temas delas variam, o limite também não segue um padrão. Ele pode ser pequeno, de 10, 50 palavras, ou pode ser grande, com até 500 words, ou, inclusive, a sua supplemental essay pode não ter nenhuma limitação.

Perguntas comuns pedem você para descrever alguma das suas atividades extracurriculares, por que você quer cursar o curso que selecionou, ou até mesmo por que você quer estudar naquela faculdade em específico. Mas, também existem faculdades que pedem essays com prompts um tanto quanto incomuns, como University of Chicago que tem uma essay cujo
prompt é "Encontre X", ou Notre Dame University que diz: "Você tem 150 palavras. Se arrisque."

Alguns prompts típicos de supplemental essays são:

  • Please briefly elaborate on an extracurricular activity or work experience of particular significance for you.
  • Briefly and specifically tell why you have decided to apply to the College.
  • Tell us why you've chosen the academic programs (or Undecided!) that you have listed.

Qual é a Importância das Essays

1. Demonstrar sua Habilidade de Escrita

No sistema de ensino superior americano é muito comum que os alunos elaborem diversos trabalhos acadêmicos que exijam bom domínio de escrita em Inglês durante a graduação. Então, é claro que uma faculdade americana está interessada em saber sobre a capacidade de escrita de um aluno antes de admiti-lo! Do mesmo jeito que não faz sentido um time contratar um atacante de futebol sem ver ele jogando, não faz sentido as universidades te aceitarem sem avaliar sua habilidade de escrita.

Os admissions officers querem entender se você realmente está preparado para enfrentar o Ensino Superior, mas isso também não quer dizer que você precise usar o vocabulário de um texto acadêmico. Nessa parte, o importante é que demonstrar que sabe escrever um texto de forma coerente e coesa.

2. Ver como você se encaixaria na faculdade

Durante o admissions cycle, os admissions officers tentam compor uma Class de alunos com interesses e perfis diversos. Eles querem montar uma Class com cientistas, artistas, atletas e ativistas. É claro que ninguém pertence a um só perfil, e a ideia não é criar estereótipos. Mas, entenda que, ao longo do seu application, você estará demonstrando para os admissions officers como você se encaixa na sua comunidade e, por consequência, como você se encaixaria no campus.

Por exemplo, se eu faço uma essay sobre o que aprendi dando aulas de reforços na minha comunidade, cito isso nas minhas atividades e meus professores mencionam isso nas minhas cartas de recomendação, os admissions officers vão imaginar que eu seria aquela aluna que ajudaria meus colegas antes das provas e que se envolveria em clubes relacionados a isso.

Isso não significa que você precisa escrever uma essay sobre uma atividade que quer continuar durante a faculdade. Apenas tenha em mente que a essay é um dos lugares que você pode demonstrar seu fit. Isso fica bem explícito especialmente nas Why Us Essays, porque você menciona atividades específicas que você gostaria de se engajar naquela faculdade. Por isso, perceba que as essays são também um retrato hipotético da sua atuação e impacto como um undergraduate, o que as torna parte importante no processo de admissão da sua candidatura.

3. Demonstrar Sua Personalidade

Demonstrar sua personalidade é uma das principais funções das essays.

O ideal é que, ao escrever, você use um tom natural que incorpore traços da sua personalidade, ajudando os admissions officers a entender seu perfil. Se você é uma pessoa engraçada, suas essays provavelmente vão conter um pouco de humor. Se for uma pessoa mais reflexiva, é provável que você use metáforas.

As essays podem ser escritas de diferentes formas, porque as pessoas têm diferentes personalidades. Mas, independente de como você quer escrever sua essay, o importante é que ela demonstre quem você é como indivíduo. Este é o momento em que a avaliação do seu application não se baseia nas notas de provas, mas, sim, nos seus traços como pessoa. Por isso, apenasbe yourself.

4. Demonstrar Como Você Pensa

É comum que applicants escrevam essays que tratam sobre dificuldades que passaram, como problemas financeiros ou bullying. Porém, o que os admissions officers querem ver não é necessariamente o fato de você ter passado por dificuldades, mas como você lidou com elas e o que você aprendeu com isso.

Do outro lado do espectro, é comum também que applicants escrevam sobre alguma conquista acadêmica significativa, como uma medalha numa Olimpíada bastante competitiva. Da mesma forma, o que é importante demonstrar nas essays não é só o que você conquistou, mas o que isso significa pra você. Na Activities Section do Common App, você vai demonstrar o que faz, e nas essays, por que você faz o que faz.

As faculdades querem entender como você pensa sobre o mundo, querem que você chegue na raiz do seu entendimento, até sobre si mesmo, ao contar uma narrativa da sua vida. Muitas vezes, tomar essa postura auto-reflexiva é difícil, já que não é algo comum ao nosso sistema educacional e cultura. Mas, ao escrever suas essays, você também perceberá que o autoconhecimento demandado por elas lhe será útil para a sua própria jornada pessoal e profissional. Garantimos que é um processo gratificante quando finalizado. Começando a escrever sua essay com antecedência, você vai conseguir chegar a essas realizações.

Considerações Finais

Importante destacar que a relevância das essays é diferente para cada universidade. De qualquer forma, você precisa ter em mente que, como o processo de avaliação do application é holistic, uma essay excelente pode te destacar em um pool que todos os candidatos já estão no mesmo range
de notas e com atividades extracurriculares fortes. Assim, o seu texto não só permite aos admissions officers te conhecerem a um nível pessoal, como também possibilita que você se sobressaia e se diferencie dos outros.

Por isso, a sua essay precisa ser única e ela needs to sound like you. Além disso, se você está aplicando com notas abaixo do rangede notas da universidade, uma essay compelling, assim como outros fatores do application, é necessária para que você seja ainda uma candidata ou candidato competitiva(o).

⇨ Caso você queira aprender algumas técnicas de como escrever uma essay fora da caixa, leia o artigo sobre "Como Escrever Uma Essay Interessante".