Olá mentee,

Não se preocupe, você não é o único que já teve esse pensamento passando pela sua cabeça. Todos nós do time do SuperMentor já passamos pelas mesmas dificuldades que você está passando agora, sejam elas um score abaixo do esperado ou medo de não conseguir pagar pelo application. Todo mundo se sente desmotivado em algum ponto desse longo processo, mas nós acreditamos em você e, por isso, queremos lhe ajudar a seguir em frente. O application é, de fato, assustador e muitas vezes vai lhe desmotivar e te fazer sentir que você não é capaz, uma vez que muitos brasileiros sonham em fazê-lo, mas poucos conseguem. Isso pode parecer assustador, mas lembre-se que só o fato de você ter aceitado o desafio de realizar esse processo completamente desconhecido e altamente concorrido já é uma grande conquista e mostra que você é aberto a desafios e quer ir além.

O application é muito complicado e não sei se consigo completá-lo

Um dos grandes desafios do application é saber se organizar. Além de dar conta do terceiro ano do ensino médio, você ainda precisa fazer vários exames padronizados, se dedicar às suas extracurriculares, e se preocupar com dezenas de essays (que, se você não se planejar, vão acabar sendo escritas na ceia de Natal). Apesar de parecer impossível fazer tudo isso em um ano, nós conhecemos histórias de pessoas que estudavam em tempo integral ou ainda trabalhavam além de estudar e conseguiram completá-lo. O grande segredo é saber como organizar seu tempo livre (que sabemos que não é muito) e usar os recursos que estão à sua disposição. Para te ajudar, nós organizamos um calendário completo de todas as tarefas e datas do Application. Não se intimide pela quantidade de atividades, pois a recompensa do trabalho duro é recompensadora.

O application é muito caro e não tenho condições de pagar

De fato, o application, em sua base, é bastante caro, mas isso não quer dizer que você precisa pagar 100% dele. Praticamente tudo que você precisa pagar pode ser coberto por uma bolsa ou requisitado um fee waiver; ou seja, cancelar os custos. Vários programas de mentoria, como o Brasa Pré, oferecem bolsas para pagar os gastos do application, então não se esqueça de entrar em contato com o organizador do programa caso passe em uma dessas mentorias. Alternativamente, nós também temos um artigo bem detalhado sobre como diminuir os gastos com o application para ajudar aqueles que estão com o orçamento apertado.

Meu inglês não é muito bom

Não é surpresa pra ninguém que é necessário ter um nível de inglês muito bom para estudar nos Estados Unidos, afinal, as aulas são dinâmicas e sobre conteúdos complexos. No entanto, o que você pode não saber é que conseguir atingir esse nível não é tão demorado como parece ser. A parte mais difícil de começar a aprender inglês é iniciar em si, pois no início pode parecer que você não está progredindo, mas não se desmotive, pois depois de um tempo você vai ver que já consegue assistir séries sem legenda, entender a letra daquela música que você adora e até ouvir podcasts e audiobooks sem problema nenhum.

Minha família não apoia meu sonho de estudar fora

Seus pais estão tão assustados e confusos como você, e isso é normal. Imagine na perspectiva deles: tudo está encaminhado no seu ensino médio, o vestibular está chegando e eles esperam você passar em uma federal. Um dia, então, você chega em casa e fala que quer estudar nos Estados Unidos, em um currículo diferente que possui um método de entrada muito mais complexo que o nosso. Eu não tenho filhos, mas, se eu tivesse, eu ficaria extremamente preocupado, porque pais só querem o melhor para seus filhos. Seus pais só estão com medo de que você não passe, que eles não consigam pagar ou que você não se adapte à cultura americana. No fundo, eles só querem te proteger e ver você se dar bem na vida. Não culpe eles.

Cabe a você mostrar para eles como o processo funciona. Mostre casos de pessoas que já passaram, explique como você pretende cobrir as despesas do application, que existem bolsas ou mostre esse artigo — quem sabe ajude ?. Você deve mostrar aos seus pais que é possível, que você é capaz e que no final vale a pena. Se tudo der certo, no final, você vai conseguir atingir exatamente o que seus pais querem para você: ser feliz e ter sucesso na vida, mesmo que seja através de um caminho fora do comum. Se tem uma coisa que eu conheço bem é como um applicant sempre gosta de fazer as coisas do seu jeito.

Acho que não vou conseguir passar

Uma coisa que eu queria que tivessem me falado quando estava realizando meu application é como minha auto-estima ia flutuar nesses 12 meses. Como, em um dia, eu iria me achar o dono do mundo depois de escrever uma essay que gostei e, no outro, fazer péssimas decisões na véspera do meu primeiro SAT. O application me fez pensar no passado, no futuro e no presente muito mais que qualquer aula de filosofia, me levou em uma viagem intrapessoal a lugares da minha memória que eu nunca imaginei voltar.

Depois de toda essa Hero’s Journey, todos os ataques de pânico e tanto trabalho, o resultado não foi o que eu esperava: no momento em que estou escrevendo esse artigo, tenho 8 rejections nas costas (sendo uma delas da minha dream no dia do meu aniversário) e 1 waitlist, mas ainda sim não me arrependo nem um pouco de ter aplicado. Confie em mim: independente do que aconteça no final, tudo que você vivenciou e irá vivenciar não será em vão.

Foi nessa jornada de autoconhecimento que, relembrando meus inúmeros trabalhos de pesquisa no ensino médio, percebi que meu destino é seguir a carreira acadêmica. Portanto, logo depois de receber todos os resultados, comecei a procurar projetos de pesquisa para fazer parte, e não foi muito difícil achar um professor interessado em alguém tão determinado. Afinal, o application me ensinou a encarar a adversidade no olho e cuspir nela.

Outro presente do application foram as inúmeras amizades que fiz com pessoas do país inteiro. Nós rimos juntos, choramos juntos, estudamos juntos e esperamos os resultados juntos. No final, alguns foram e outros não, porém o que ficou foram as ótimas memórias juntos e, caso você não saiba, foi assim que surgiu o SuperMentor. Vários amigos aplicaram em 2018 e, depois, decidiram ajudar as gerações futuras de applicants nessa aventura.

Essa história não é um conto de fadas: não existe “felizes para sempre” e nem todos atingem seus sonhos, mas tudo que acontecer, assim como diria o Thanos, é inevitável e necessário. Quem sabe você se descubra tão bem quanto eu durante esse processo de amadurecimento? Eu lhe garanto que, independentemente de onde você esteja no próximo ano, você não será a mesma pessoa. Como você pode ver, em momento algum, eu falei que você irá passar — isso é porque não podemos ter certeza do resultado, mas o que você pode ter certeza é que nada que você faz e fará é em vão: você irá amadurecer muito e se conhecer melhor durante o processo.

Mas é claro, não leve tudo isso como uma sentença de que você não irá passar. Muito pelo contrário, todo o trabalho duro que você fez nesses últimos anos é louvável e os Admissions Officers compreendem suas dificuldades. Nós do SuperMentor acreditamos no potencial dos estudantes brasileiros — agora é sua vez de acreditar que você é capaz! Porém, não se esqueça: aconteça o que acontecer, o application irá mudar quem você é para sempre.

We can’t wait to see what you do next

Você não está sozinho nessa jornada! Nós estamos aqui para te ajudar. Não tenha medo de entrar em contato conosco pelo site ou pelo Facebook; afinal, nós somos versões mais antigas de você! Você pode encontrar outras pessoas com as mesmas dificuldades que você no grupo do BSCUE, e elas ficarão felizes em te ajudar. Tire um tempo para você, se estiver exausto. Ninguém consegue se concentrar sob estresse! Que tal dar uma olhada na nossa coluna inspiracional para levantar o astral?

Esperamos que você tenha mudado de ideia e decidido continuar nessa aventura. Não sinta medo de voltar a esse artigo quando se sentir desmotivado. Goodbye, in the meantime, don’t forget to be awesome! ❤️