Querides mentees,

Oie, eu sou Murilo Marinho, de Sorocaba (SP), e fiz o meu application em 2019, enviando portfólios de dança, música e artes visuais. Assim, fui aprovade na escola de artes de Tufts University: a School of Museum of Fine Arts.

Minha história com as artes começou cedo: desde os 10 anos, toco piano, apesar de ter feito apenas um ano e meio de aulas. A partir daí, tornei-me autodidata, aprendendo sozinhe as técnicas musicais que mais tarde me incentivaram a enviar um portfólio de música no application… E a me engajar com outras formas de expressão, como a dança.

Meu relacionamento com a dança teve início em 2017, quando comecei a apresentar coreografias quase todo mês em eventos de um centro cultural da minha cidade: o Sesc Sorocaba. Desde então, tenho me dedicado a cultivar essa paixão à medida que participo de todos os cursos de dança possíveis — de reeducação corporal e dança contemporânea até danças urbanas e video dance.

Foi deste modo que a arte do som e do corpo enriqueceram meu trabalho artístico como um todo, bem como meu entendimento acerca de mim e minha relação com meu entorno. Assim, escrevo esse artigo para que você também tenha a oportunidade de compartilhar no application um pouco das paixões artísticas que te aproximam de si e daqueles ao seu redor, especialmente por meio dos portfólios de DANÇA e MÚSICA.

Você não precisa ser impecável para mandar um Portfólio

Eu sei que você tem medo de ouvir isso, pois significa duas coisas. 1) você é capaz. 2) portanto, basta criar coragem para enviar. Tenha sempre em mente que a faculdade quer um corpo discente com interesses diversos, não fixados em um nicho. Procura-se estudantes dispostos a aprender mais e não profissionais de dança/música impecáveis. Poucas coisas te impedem de incrementar seu application com um portfólio. Uma delas é você. Vá de cabeça nesse desafio!

E mais: um portfólio de dança/música não é um contrato para fazer aulas de dança/música  na universidade. Você talvez nem queira mais estudá-los. Mas, se você sabe tocar piano, as universidades nunca saberão dessa qualidade que te diferencia de outres. Honestidade e coragem, vai que vai!

Por onde enviar?

Para começar, todes que querem enviar qualquer portfólio artístico devem fazer amizade com o SlideRoom, um site parceiro do Common App. Ele não é um monstro difícil de entender como eu achava no começo. Ele é dócil até! É a plataforma mais usada para anexar arquivos para envio de portfólios. Assim que você informar no Common App de determinada universidade que tem interesse em submeter um portfólio, uma nova aba será inserida para aquela universidade, conforme a imagem abaixo. Para cada universidade, portanto, você vai preencher o SlideRoom específico de cada uma. Todavia, há universidades que solicitam os portfólios por outros meios, como pelo site de candidatura (disponível após a submissão do application) ou por e-mail.

Aba que surge ao informar, no perfil do Common App de Tufts University, que você deseja enviar um portfólio.

Para o meu application a Dartmouth, por exemplo, submeti pelo site de candidatura. Esse é o portal no próprio site da universidade que tem todas as informações sobre seu application. No portal de Dartmouth, havia uma sessão para anexar arquivos de material complementar. (Veja que, como eu só recebo acesso a esse portal alguns dias depois de enviar minha candidatura, é necessário enviar o application pelo Common App e depois enviar o portfólio pelo site. Ou seja, cuidado com as deadlines!)

Mas como saber o que enviar?

Tudo está esclarecido no site da faculdade! Procure no Google por Supplemental Materials, Dance/Music Portfolio, Dance/Music Department, Application e o nome da sua universidade (ex.: “Dance/Music Portfolio Dartmouth College”). Logo, mais importante que ler este artigo que eu escrevi com carinho é ler as infos que a faculdade está te pedindo. Se ela pedir dois vídeos de dança/música, mas, no SlideRoom, aparecer que pode enviar até 5, envie só dois. Se está escrito para enviar vídeo de apresentação de dança/música e também vídeo seu em aulas, você não pode apenas mandar suas apresentações. Ou seja, o segredo é: leia cada palavra dessas sessões.

Também, não sofra por dúvida! Mande um e-mail ao departamento de dança/música  solicitando mais informações, caso você não tenha encontrado. Lembre-se de que os profissionais da universidade estão lá para te ajudar, para tirar suas dúvidas mesmo. Quando eu perdi a vergonha de mandar e-mail com perguntas, o mundo ficou mais bonito.

O que fazer no SlideRoom?

Vamos para seu portfólio de fato, já que o local de submissão ficou esclarecido. Por meio do SlideRoom (ou site ou e-mail), geralmente você poderá enviar 5 arquivos; às vezes, 2, 3 ou até 10, dependendo da universidade. Quanto à duração do vídeo: 3 ou 5 minutos no máximo. Se você estiver dançando no vídeo, já conta. Vídeos “solo” são sucesso. Contudo, em vídeos em grupo, você precisa escrever quem é você no vídeo (de blusa amarela, quem entra em 2:33, por exemplo).

Nos portfólios de música: muitas vezes você pode enviar só o áudio mesmo, mas vídeos são legais para as universidades poderem ver você tocando. Atenção: é importante que sua parte seja claramente distinguível, caso tenha mais gente tocando ou cantando com você. Portanto, assim como no Portfólio de Dança, você precisa identificar a sua performance de forma clara.


Escrever?

Achou que era só anexar os vídeos?

No SlideRoom, você terá 1000 caracteres para mais informações sobre cada arquivo que você enviar. Seja uma pessoa objetiva, mas não deixe de contar que essa foi a peça sobre a qual você escreveu alguma essay, ou que foi parte de um projeto super legal da sua escola, ou que você treinou com seus amigos por muito tempo, por exemplo. Pergunte para si: “o que você quer que o departamento de dança/música saiba sobre você e que tem a ver com esses videos?”

Aliás, você estará falando com o departamento de dança/música da universidade. O escritório de admissões não assistirá ao seus vídeos, ele apenas receberá um resumo sobre você desses departamentos.

Novamente, confira direitinho o que cada faculdade pede! Podem pedir um texto extra sobre sua história com a dança/música, por exemplo.

Seu Material

Diferente de uma exposição de arte ou uma peça de dança, o portfólio aqui serve para um fim prático: mostrar suas habilidades. Vamos a uma listinha básica do que eu sinto ser importante para escolher o que enviar e como escrever os textos.

  1. Dê seu melhor. Lembra que seu melhor não vai ser nível Beethoven mesmo — ainda bem, né? Tem espaço para aprender e ser cada dia melhor que ontem! Junte o que você tem e selecione as partes mais show de bolas, as que você mais tem orgulho e aproveitou fazer, treinar e apresentar.
  2. Não repita. Se você já demonstrou a habilidade de dançar uma música rápida, que tal colocar uma música lenta agora? O departamento de dança já entendeu que você arrasa na velocidade, então mostre a eles outra habilidade. Se só tem coreografia pronta, que tal enviar algum vídeo dançando algo que você inventou? Você tem várias habilidades, é isso que a gente quer!
  3. Não se diminua. Se você acha que errou em alguma parte da música, você não precisa se justificar e chorar no textinho adicional, mas pode ser uma oportunidade para você demonstrar que sabe em que pontos quer melhorar no futuro. Mesmo que não queira mais olhar pra cara do piano durante a faculdade, você pode escrever sobre como quer melhorar, demonstrando a habilidade de reconhecer erros e vontade de se aprimorar.
  4. Leia o que a faculdade pede novamente. Tenha certeza que está enviando tudo que a faculdade pediu e que não está enviando itens que não podia. Mande e-mails, releia o site, mas não fique em dúvida sobre o que e como enviar.

Agora é a sua vez!

Agora que você sabe disso tudo, basta mostrar sua verdade, seu empenho, sua vontade, sua paixão, sua história. Converse com amigues, professorus, entre outros que possam te ajudar a selecionar suas melhores performances. Mas não deixe de mostrar sua arte ao mundo!

Eu falo bastante disso no meu Instagram @muralhadiminuta — arte e autoconhecimento ajuda em tudo! Você também vai encontrar muita inspiração para produzir a sua arte — seja ela qual for — e se conhecer melhor. Se quiser conversar mais ou me contar que este artigo te ajudou, me chame lá no direct e mande um #SuperMentee! Vou adorar receber seu oi :)

Para finalizar, vou citar a abertura de iCarly: “Dê o seu melhor e deixe o resto comigo! (Gimme your best and leave it all to me!)”. Ou seja, dê o seu melhor nesses meses: pense em acentuar suas qualidades e pontuar suas falhas como oportunidades para crescer. Depois, deixe o resto com a incerteza do destino. O sucesso vem por um caminho ou por outro!