Olá, caros mentees. Meu nome é Victor e hoje eu explicarei para vocês um pouco mais sobre as provas e notas necessárias para se construir um application. De uma maneira geral, o processo de candidatura às universidades americanas é bem diferente do que estamos acostumados a lidar no Brasil. Isso significa que o processo é muito complexo? Este seria semelhante ao ENEM?

SAT/ACT? SAT Subjects? TOEFL? IELTS? Duolingo?

Vamos definir alguns conceitos:

Esses nomes parecem ser bem esquisitos à primeira vista, estou enganado? Confesso que também achei. No entanto, tais provas serão essenciais para ajudar-lhe a realizar esse sonho, já que são por meio delas que as universidades poderão ter um panorama mais aprofundado sobre o desempenho acadêmico do candidato. Os testes padronizados são muito importantes, mas vale deixar claro que as provas são apenas uma parte do processo. Logo, apenas uma ótima nota não irá lhe garantir uma admissão.

SAT e ACT

Definir esse processo como "semelhante" ao ENEM seria uma declaração muito forte, contudo o SAT (Scholastic Aptitude Test) e o ACT (American College Testing) são conhecidos como o famigerado "ENEM" americano. Ambos os testes avaliam seu inglês (interpretação de texto, gramática e redação) e matemática (conteúdos que aprendemos durante o ensino médio). É válido mencionar que você precisa apenas fazer ou o SAT ou o ACT.

SAT Subjects

Além do SAT Reasoning (também conhecido como SAT I), existe o SAT Subjects (ou SAT II), que pode ser requerido ou recomendado por universidades mais seletivas. O objetivo do SAT Subjects é demonstrar o seu conhecimento em uma área específica. Por meio de quase 20 matérias disponíveis, você pode escolher até 3 matérias para fazer no mesmo dia. Dependendo da matéria, o número de questões varia—no teste de Mathematics Level II, por exemplo, são 50 questões, enquanto que para Chemistry (Química) são 85. Mas, independente do número de questões, você terá apenas uma hora para fazer cada prova.

TOEFL iBT e IELTS

Não posso deixar de mencionar também que você, como aluno internacional, será requisitado para demonstrar que tem habilidade com a língua inglesa. É nesse sentido que lhe apresento o TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System). Esses são os testes mais comuns utilizados para mostrar às universidades americanas que você está preparado para adentrar no ambiente universitário americano. A diferença entre os dois é a metodologia. Ambos testam o seu reading (leitura), listening(compreensão auditiva), speaking (fala) e writing (escrita), mas têm algumas diferenças entre os dois que são explicadas no seguinte artigo. Além disso, você precisa somente de fazer um desses dois testes e deve saber que algumas universidades não aceitam o IELTS, ao passo que quase todas no geral aceitam o TOEFL iBT.

Duolingo English Test

Duolingo English Test (DET) é um teste novo de proficiência em inglês criado pela empresa do Duolingo. O teste está disponível para fazer online e após a compra ser efetuada, a pessoa tem até 30 dias para realizar o teste. O DET possui uma tecnologia adaptativa, ou seja, o nível de dificuldade das perguntas varia de test-taker para test-taker. Isso significa que quanto mais questões você consegue acertar durante o teste, mais difíceis as questões seguintes ficam. Além disso, ele também inclui uma entrevista em vídeo e uma amostra do seu nível de escrita, que são enviadas a todas as instituições que você decidir submeter a sua pontuação. Para mais informações sobre o teste, clique no link disponibilizado acima.

Quais são as notas necessárias?

Já digo de antemão que a sua college list estará relacionada com suas notas, afinal, é por meio das suas notas que você irá decidir para quais universidades você vai aplicar. Por isso, é importante falar que quanto maiores as suas notas, maiores serão as suas chances de ser admitido em uma universidade americana, inclusive as mais seletivas. Acompanhe comigo:

SAT

O SAT possui duas seções principais: Evidence-based Reading & Writing e Mathematics. A escala de notas de cada uma das sections vai de 200 a 800. Dessa forma, a escala de notas do SAT vai de 400 a 1600.

Eu diria que existe muito "misticismo" e "números cabalísticos" na hora de pensar sobre qual nota você precisa tirar no SAT. Algumas pessoas falam "você deve mirar no 1500", enquanto outras dizem "você precisa de uma nota de pelo menos 1350 para ser considerado".

Como saber qual nota você precisa, afinal?

Acredito que as fontes mais confiáveis sempre são os dados oficialmente fornecidos pelas faculdades no seu Common Data Set. Na seção C9, "Freshman Profile", você vai encontrar uma série de informações e métricas. Vamos tentar entender o que cada uma delas significa para chegar numa resposta.

25th percentile: O 25th percentile é o score que apenas 25% dos estudantes de uma certa faculdade tiraram menos que.

No caso de Pomona College, por exemplo, em Evidence-Based Reading and Writing, 25% dos alunos tiraram menos que 690, e em Math, 25% dos alunos tiraram menos que 680.

Somando os scores das duas seções, podemos concluir que em Pomona, apenas 25% dos alunos tiraram menos que 1370. Ou seja, o 25th percentile de Pomona é 1370.

75th percentile: O 75th percentile é o score que apenas 25% dos estudantes de uma faculdade tiraram mais que.

Podemos ver na tabela de Pomona que em Evidence-Based Reading and Writing, apenas 25% dos estudantes tiraram mais que 760 e em Math, apenas 25% dos alunos tiraram mais que 770.

Somando os scores novamente, podemos concluir que apenas 25% dos alunos de Pomona tiraram mais que 1530 no SAT. Ou seja, o 75th percentile de Pomona é 1530.

Ok, mas se só 25% dos alunos tiram menos que 1370 e só 25% tira mais que 1530, totalizando 50% dos alunos, onde estão os outros 50%?

No meio, ou para nós applicants, in the middle! É aí que surge o termo Middle 50%. Metade dos alunos de Pomona tirou uma nota entre 1370 e 1530, ou seja o Middle 50% de Pomona é 1370-1530.

O Middle 50% é um dado muito importante, pois só batendo o olho já conseguimos visualizar o 75th e 25th percentile. No entanto, esse dado não é oferecido dessa forma no Common Data Set, por isso precisamos calculá-lo da forma que fizemos aqui.

Agora que sabemos o Middle 50% de Pomona College, podemos ter uma ideia melhor da nota que precisamos tirar no SAT para sermos competitivos para admissão.

Tirar mais que 1540 te torna muito competitivo para Pomona, porque apenas 25% dos estudantes tiram acima de 1530.

Tirar 1350, no entanto, te coloca em uma certa desvantagem porque apenas 25% dos estudantes tiram menos de 1370.

Se você tira 1450, por exemplo, você está dentro do Middle 50%. Isso significa que você tem uma nota competitiva, mas também não está no topo da competitividade.

De modo geral, eu diria para um estudante focando em faculdades competitivas como Pomona College mirar no 75th percentile (1530), mas também saber que não estará em desvantagem tirando algo dentro Middle 50%, ou seja, entre 1370-1530.

Como você pode ver, a nota que você precisa tirar no SAT vai variar de acordo com as faculdades para quais você pretende aplicar. Recomendo fazer esses cálculos com todas as faculdades da sua college list antes de você fechá-la (por volta de Setembro). Por ora, saiba que, quanto maior for sua nota no SAT, assim como nas outras provas, mais brilho isso transmitirá ao seu application; e, agregado a um histórico extracurricular coeso e robusto, maiores serão as suas chances de admissão.

ACT

O ACT possui quatro seções principais: English, Reading, Math ScienceCada section equivale a 36 pontos e a composite score (nota final) do teste é a média aritmética simples da nota de cada section, sendo 36 a nota máxima e 1, a mínima. Da mesma forma que no SAT, existem várias estimações do quanto você deve conseguir tirar no teste.

Qual seria o score ideal, afinal?

Falemos novamente de fontes confiáveis, mentees. E uma delas é o famigerado Big Futuredo College Board. Por meio dessa ferramenta, você pode pesquisar sobre a média de scoresde várias universidades.

No caso de Wake Forest University, o range de notas de estudantes que submetem o ACT para essa universidade é de 29-33. De uma maneira geral, esse é a média que o estudante deve conseguir tirar para ser considerado competitivo o suficiente pela universidade. Além disso, se você estiver dentro dessa média, tal universidade poderá ser considerada como uma target school na sua college list. No entanto, há algumas universidades como Stanford, University of Chicago e as famosas Ivy Leagues que, mesmo que você esteja dentro do range delas, tais universidades serão consideradas como dream schools.

Contudo, existem várias exceções de estudantes (inclusive de brasileiros) que obtiveram notas menores do que o 29, ou seja, a nota correspondente aos 25% percentile, e obtiveram sucesso de admissão em dream schools. Como já abordamos em outros artigos, uma nota em específico não diz tudo sobre o estudante, o que torna o processo bastante holístico. Nesse sentido, sua tarefa de hoje será pesquisar pelos ranges das suas universidades de preferência e se preparar para esse standardized test.

SAT Subjects

As notas do SAT II são contabilizadas de 200 a 800 pontos. No entanto, não se engane achando que tirar, por exemplo, 550 em 800 seria uma boa nota. Na conversão de pontos, você verá que o seu número de acertos, e erros, na prova tem um grande peso na sua nota final. Portanto, sempre leve em consideração as tabelas de conversão para fazer uma simulação da sua nota enquanto estiver estudando. Segundo dados disponibilizados pelo The Princeton Review, existem várias universidades que aceitam um score mínimo de 650 pontos, enquanto que instituições mais competitivas como o MIT, Stanford e Ivy Leagues esperam que os aplicantes submetam scores a partir de 700 ou 750 pontos.

TOEFL iBT

Ao pesquisar as notas "mínimas" de cada universidade para o TOEFL, você irá perceber que a maioria das universidades informam que o recomendado seria o aplicante conseguir pelo menos 100 pontos numa escala de 120 pontos no teste. No entanto, isso não significa que você seria automaticamente eliminado do processo de admissão por ter tirado abaixo do recomendado. Em geral, as universidades podem ser bastante flexíveis quanto a esse requerimento. Isso acontece porque o processo é holístico, logo há vários fatores que são considerados e não apenas uma nota em especial. Todo o resto do seu application pode conspirar ao seu favor, desde que suas notas também estejam coerentes com o perfil da universidade.

É, mentee, falemos aqui de fit novamente. Lembre-se sempre disso. Dartmouth College e Tufts University, por exemplo, já aceitaram estudantes brasileiros que conseguiram tirar 96 pontos no TOEFL iBT. Percebe o quanto isso é bacana? Então, não se desespere se você perceber que conseguiu tirar de 96 a 99 no TOEFL iBT no dia do seu resultado. Você ainda poderá aplicar com tais notas. Contudo, se você conseguiu tirar de 90 a 95 e uma universidade realmente tem como requerimento o famigerado 100, sugiro que você pense em refazer o seu teste posteriormente ou mudar a sua college list baseando-se em universidades que têm como nota mínima 90+ pontos no TOEFL iBT.

IELTS

No IELTS, a nota mínima recomendada pela maioria das universidades é de 7 no Overall (média das notas das seções), sendo que a nota vai de 1 a 9. A classificação de uma pessoa com a nota 7, de acordo com o boletim do IELTS, é "GOOD USER", mas não deixe essa descrição faça parecer que tirar essa nota é fácil, a maioria das pessoas que fazem o IELTS pelo mundo tiram entre 5 e 6. Porém, não é algo impossível também, pois se você se dedicar e seguir nossas dicas, você chega lá.

Algumas exceções para esse requisito de 7 são a University of Notre Dame, que pede um mínimo de 7.5, e Brown University, que pede uma nota mínima de 8. Assim como o TOEFL, o score é flexível, então não se desespere se você tirar uma nota um pouco menor. Como as notas escalam de meio em meio ponto (6.0, 6.5, 7.0...), um 6.5 não quer dizer que você está 0.5 distante de um 7.0, mas sim que na hora de arredondar você acabou sendo colocado para baixo pela soma das quatro notas. É por isso que as universidades recebem todas as notas, e não só a média delas.

Duolingo English Test

O Duolingo, como já foi comentado anteriormente, ainda é um teste novo. Portanto, mesmo que nós tenhamos a informação de que algumas universidades já começaram a usar o teste como alternativo ao TOEFL iBT ou IELTS e que elas já recomendaram que os aplicantes consigam determinada nota, sua principal tarefa neste teste será ficar acima da média.

Enfim, a maioria das universidades recomendam que os aplicantes tirem 120 ou mais. Mas, quer saber de uma coisa legal? A empresa fez uma comparação com mais de mil pessoas que já fizeram o TOEFL e um pouco mais de trezentas pessoas que também fizeram o IELTS. A partir disso, os aplicantes podem basicamente saber qual seria a nota equivalente deles nesses dois últimos testes. Super bacana, certo? Você poderá ver essa comparação por aqui. Atualmente, conseguir 120 pontos na escala do Duolingo equivale a 97-102 pontos no TOEFL e 7 no IELTS.

Além disso, as notas são de acordo com o nível de proficiência do aplicante. Se uma pessoa conseguir tirar entre 90 a 115 pontos numa escala de 160, ela é considerada proficiente na língua inglesa segundo o Duolingo. Acima disso, a interpretação providenciada pelo teste é que a pessoa é expert em inglês, ou seja, ela tem um domínio extremamente avançado de conteúdos relacionados à vida cotidiana.

Obs: Conseguir uma pontuação de 80 pontos no Duolingo não significa que a pessoa acertou metade do teste. A única questão é que numa escala de 0 a 160 pontos, o conhecimento dessa pessoa é estimado em 80.

PROVAS CITADAS NO ARTIGO
NOMESOBRIGATORIEDADE
SATObrigatória
ACTObrigatória
SAT SubjectsObrigatória; Opcional
TOEFL iBTObrigatória
IELTSObrigatória
DuolingoOpcional

Obs.: Apesar de provas como SAT/ACT serem obrigatórias para a maioria das universidades, existem algumas que são test-optional e não requerem o envio de standardized tests. Por isso, verifique a política de testes da sua universidade. Mas, lembrando sempre que, como somos estudantes internacionais, o teste de proficiência em inglês sempre será obrigatório.